Posto logo existo

posto logo

 

Os tempos mudaram, estamos mais integrados, mais expostos isto não quer dizer que estamos mais felizes, mais conectados. Quero deixar bem claro que estou incluso, enterrado nesta nova “realidade” virtual. Vejo pessoas postando o dia inteiro, milhares de Stories das festas, eventos e lacrações diversas.

Encontro pessoas e as conversas giram ao redor de engajamento, likes, comentários, algoritmos diversos, tudo isso em uma mesa de bar ou café lugar de encontro. Eu sempre fico pensando em como estas pessoas ficariam se o apocalipse chegasse ao mundo das redes sociais, como estas pessoas ficariam?

Eu sei que existem muitas pessoas que divulgam o seu trabalho (eu sou um destes), sei também do desejo sincero de registrar momentos bons para serem lembrados mais tarde, mas o que existe é um excesso, uma necessidade de ser fazer visível, escritores em desespero porque não conseguem postar todos os dias (eu também já fui um destes), pessoas que nos indicam milhares de produtos que não temos interesse de conhecer nos tornamos pessoas que não querem morrer afogadas em um “esquecimento”.

Eu tenho a impressão que nunca fomos tão ansiosos, solitários e carentes de atenção como nestes dias, não conseguimos comer, amar e se divertir sem ter que registrar isso para uma plateia desconhecida. Sei que existem eventos, receitas que deram certo, pessoas que nos ajudaram matar a nossa saudade que merecem o registro, mas falo de pessoas que querem nos passar a impressão que vivem em um estado de felicidade insone.

Nos últimos meses eu resolvi desacelerar e tem sido bom, tenho escrito bastante e postado poucos textos, tenho lido mais, tenho ficado mais em silêncio e consequentemente menos solitário, talvez a solidão seja a constatação do quanto você se distanciou de si mesmo.

As pessoas perderam o mistério está tudo ali postado cheio de caras e bocas. Acho que temos que usar as redes sim, divulgar a nossa arte, trabalhar, entre outras coisas. É preciso refletir, repensar a nossa relação e que as redes sejam parte do nosso dia e não o nosso dia.

Fique um pouco dentro do silêncio, eu recomendo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s