Você é maior do que seus erros

 

você

 

Em uma plateia ou num auditório, sempre há os que estão mais dispostos a criticar do que elogiar. De fato, alguns só aparecem para criticar. Não é diferente na vida. O número de pessoas dispostas a apontar nossos erros sempre será esmagadoramente maior do que o número de pessoas dispostas a sublinhar os nossos acertos.

Esse é um bom ponto de partida para nos equilibrarmos emocionalmente. Veja, você não pode controlar o que as pessoas dizem a seu respeito, mas pode impedir que elas te controlem com o que dizem.

Todos nós já caímos de cara no chão e comemos pó. Sentimos o gosto amargo das frustrações que nossos tropeços nos fazem engolir. Se ainda não aconteceu com você, acontecerá. Mas ainda que essa seja uma experiência universal, por uma profunda falta de empatia, geralmente não somos capazes de nos colocar no lugar de quem caiu, apenas apontamos a sua queda, com alguma arrogância.

O primeiro passo para deixar de viver uma vida miserável é deixar de agir assim. Ou, em outras palavras, o primeiro passo para deixar de viver uma vida miserável é deixar de ser miserável. Só a empatia pode nos salvar do demônio cínico que mora dentro das nossas línguas.

O importante, nessa história toda, é que você não permita que te definam a partir de suas quedas. E o ainda mais importante, é que não permita que você mesmo se defina a partir de suas quedas – sim, porque quase sempre somos os nossos maiores carrascos.

Cada vez que apontarem uma queda sua, responda com um solene: quem nunca?

Cada vez que você mesmo se acusar por ter caído, mostre ao seu demônio a quantidade de vezes que você se levantou em seguida.

Seja como for, não perca a oportunidade de dar um cala a boca na arrogância dos dedos que, outrora enfiados na lama, agora ousam apontar o seu tombo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s