Amor de Pai

 

amordepai

 

Sobre amor de mãe muita gente fala, e parece ser o amor de maior amplitude na escala de sentimentos. Mas quase nunca ouvimos falar de amor de pai.

Pai parece ser sempre coadjuvante, como o noivo no casamento. Minhas duas avós perderam filhos por causas acidentais com 12 e 14 anos. Refletia sobre o sofrimento delas e como deve ser difícil perder um filho ainda criança e repentinamente. Nunca havia pensado que os meus avós também perderam filhos e no quanto devem ter sofrido. Fico imaginando aqueles dois homens fortes tendo que lidar com esse luto e ainda por cima apoiar a família, trabalhar e aceitar o vazio de não encontrar mais aquela criança correndo pela casa e nunca saber que adulto se tornaria. Devem ter sofrido e chorado muito como os pais fazem: no carro, no chuveiro ou sozinhos no silêncio da noite.

Quando ainda dava plantões noturnos fui acordada por um sério residente de neuropediatria que pediu que eu fosse ver imediatamente um pai que “não estava aceitando bem a morte do filho” que havia ocorrido algumas horas antes. Cheguei taquicárdica no PS imaginando encontrar um homem furioso quebrando tudo e berrando (e ainda assim daria razão a ele). O corredor estava vazio e um homem estava quieto num banco, segurando uma roupinha. Engoli o choro e me sentei ao lado dele, perguntei se poderia ajudá-lo com alguma coisa. Ele mal respondeu e disse que tinha que resolver algumas questões de ordem prática (sim, cabe muitas vezes aos pais providenciar atestado de óbito, velório, enterro).  Ficamos em silêncio, as lágrimas molhando a roupinha. Esse dia me fez pensar que somos muito despreparados para lidar com a morte e desejei ter mais condições de ajudar aquele senhor e também o residente. E me perdoem as mães, mas posso dizer que as lágrimas que mais me apertam o coração quando caem são essas lágrimas de pais que sofrem em silêncio e têm que aguentar e resolver tudo. Dedico aqui a todos esses pais meu profundo amor e respeito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s