Arte livre dos likes

likes

 

Recebo inúmeras mensagens todos os dias de pessoas que estão começando um perfil (no meu caso tenho mais contato com escritores, mas acredito que este texto pode ser aplicado de uma forma mais geral). Sei que todo escritor no fundo quer ser lido, sei o quanto é importante ter números neste mundo virtual, mas essa busca desenfreada está aprisionando a alma da arte, as pessoas têm repetido fórmulas, coisas que geram o famoso engajamento para crescer na rede. Conheço algumas pessoas que fazem isso, mas no fundo estão infelizes com a própria produção, é triste olhar para algo que você produziu e não se ver ali, ver que foi algo extremamente montado, mais triste ainda é ver que você repetiu isso por muitas e muitas vezes, porque alguém disse que assim você fará sucesso, durante algum tempo somos seduzidos por isso, alguns abandonaram a arte para virarem “figuras públicas”, este texto não é para eles, não me interesso por eles.

Este é um texto para você que está na caminhada durante muito tempo e acha que os “likes” medem o sucesso, por um tempo você escreveu por isso, escreveu e ficou maravilhado com a inteiração, famosos lendo os seus textos, legendas, mimos etc. Mas existe uma sede dentro de ti e quando você decidiu romper e escrever aquilo que a sua alma e intelecto pedem, mas nem todo mundo entendeu, comentários como “preferia antes” estarão na sua timeline, fique firme, talvez os seus textos não irão ser mais legendas das fotos ou coisa do tipo, mas você irá recuperar o fogo. Você que está começando e quer uma fórmula mágica, talvez ela esteja no espelho, o leitor reconhece a verdade, gosta do texto que atravessa a tela de LCD, o corpo, as entranhas e a alma, continue procurando e escrevendo sobre a sua verdade. Talvez você não tenha multidões, mas terá pessoas iluminadas que irão valorizar o seu trabalho, não deixe que os números domem a sua arte, escritores são pessoas que não sabem se descolar da solidão e isso nos torna enigma em tempo de exposição constante.

Talvez você não tenha uma multidão te “seguindo”, nem todos seguidores serão leitores, mas os leitores costumam permanecer por muito tempo.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s