Sobre ela

 

sobre ela

 

Minha avó morreu há menos de um mês e me perguntaram se eu escreveria sobre ela. Ainda presa nesse tecido que enevoa os sentidos chamado luto decido aceitar a missão.

Ela estava com quase 96 anos e nunca deve ter ouvido falar de empoderamento feminino mas entendia disso como ninguém.

Perdeu uma perna aos dois anos de idade (picada de cobra no interior de Goiás), a mãe faleceu logo depois e ela teve uma madrasta que não era muito legal. Nunca a vi reclamando de nada, e era quase impossível se queixar de alguma coisa na frente dela. Estava sempre arrumada mas sem excessos. Trabalhou até se aposentar e me ensinou a não depender de ninguém (pena que as filhas não seguiram seu conselho). Dizia sempre que era mais importante ser boa que bonita (e ela era linda). Exercia sua autoridade e impunha respeito sem levantar a voz, sabia se posicionar e ser forte sem intimidar os outros.

Não falava mal de ninguém, não tinha redes sociais e recebia as pessoas de braços abertos e com muita comida. Foi uma mulher de bastidores, altiva e humilde. Perdeu um filho com 12 anos (alguém imagina sofrimento maior?) e soube manter a fé e a dignidade. Até os 92 anos tomava apenas cálcio, nunca fez dieta e sempre comeu de tudo. Não se preocupava com botox, preenchimento, plástica, roupas caras, e ainda assim era uma pessoa completa, inteira, que ganhava mais que o marido mas sabia deixá-lo confortável com isso, cuidava bem da casa e dos filhos. Ela me ensinou a rezar, a costurar (não deu certo), a fazer pamonha e amassar biscoitos de queijo e roscas. Deixou três filhos, seis netos, sete bisnetos e tirando todos os defeitos e aquela mania de ser controladora até na hora da morte, ela vai ser sempre meu exemplo de resiliência e coragem. Talvez sejam esses valores que nós mulheres precisamos resgatar nessa busca pelo empoderamento. Obrigada dona Izabel.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s