O malefício da dúvida.

maleficio_da_duvida

Direita ou esquerda?

Nada de ideologias políticas. Aliás, da política eu só tenho certezas. E as piores.
Me refiro aos momentos de decisão. Ou será indecisão? Aquela fração de tempo diante da bifurcação pensando qual lado da estrada escolher, querendo adivinhar qual seria a melhor história, tentando saber o que ficaria do lado de lá quando tomar o rumo de cá.

O certo é que não há escolha sem perda. Curiosa e traiçoeira, a liberdade de ir e vir deixa escolher a direção mas não livra ninguém da dúvida. Deixa seguir mas aprisiona o pensamento. Voltar para aquele ponto da estrada é a certeza do reencontro. A dúvida estará lá, escorada na placa, incansável, imóvel, paciente a esperar.

A dúvida fica sempre no caminho não feito.

Chegou a hora de ir e decidir exige desapego. Esquecer o que não será é a chance de não se tornar um eterno refém da dúvida. Mas quantas vezes decidimos com a absoluta convicção de estar fazendo a escolha certa? Poucas.

Desconfio de quem afirma que certeza mesmo só no que já passou. Não acho que a incerteza está somente no que ainda não foi. Se for isso, alguém consegue explicar por que a dúvida fica maior assim que fazemos a escolha? Logo nos primeiros passos um “se” bem grandão começa a desmontar toda confiança na decisão recém-tomada. Nessa hora não há benefício algum na dúvida. É reagir ou se entregar. É seguir ou ser perseguido.

Na dúvida, ultrapasse.

Se por um lado os dilemas aparecem depois da escolha, por outro eu reforço a minha crença de que a incerteza é uma grande amiga da esperança. Afinal, não saber o que será pode ser bom. Pode não, é. Bem quando a angústia perde espaço para a imaginação, que chega sem avisar, te pega pela mão e leva pra voar.

É fechar os olhos e confiar.
No voo tudo é certeiro.
No sonho a dúvida não tem lugar.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s