Estamos ocupados demais para viver.

“Correria, né?”

Nos orgulhamos de viver existir em vidas tão corridas. Dizemos de boca cheia. De agenda cheia. De bolso e garagem cheios. Sem percebermos, infelizmente, o quanto nos tornamos vazios.

Nós estamos ocupados demais para viver. O mais triste: reproduzimos e anunciamos este comportamento com um certo orgulho. Como se nos tornássemos mais valiosos por sermos escassos. Porém, é somente a completa transformação da vida em uma sequência de tarefas a serem executadas. Nada além disso.

Até mesmo os mais valiosos prazeres são transformados em deveres. Às 16:00, respondo os meus amigos. Às 21:00, janto. Às 22:00, faremos amor. Os próprios atos de contemplação da vida são transformados em tarefas. Possuem prazos, durações, objetivos. São itens em nossas listas.

Temos horários para amar. Para aprender. Para ganhar. Temos, até mesmo, horários para perder. Afinal, esta desumana agenda necessita de alívios – é claro, igualmente agendados. Às 07:00, eu medito. Porém, apenas até às 8:00. Qual é o sentido de precisarmos de um detox da própria vida?

Ironicamente, nós nos tornamos instrumentos do relógio e não o seu oposto. Os motivos? São infinitos. Uma distorção do termo compromisso; o medo de estarmos sozinhos e em silêncio; e até mesmo alguns hábitos inconscientes. Afinal, tempo é dinheiro, certo?

Ou não. Tempo é vida. Algo impossível de ser recuperado. Uma lição valiosa. Bastante valiosa.

Se não estivéssemos, é claro, ocupados demais para percebê-la.

12 comentários

  1. Infelizmente, não sabemos aproveitar o tempo 😦 É triste ver pessoas preocupadas mais com o ter e menos com o ser! Primeiro é ter casa, carro, dinheiro sobrando na conta e só depois poder ser feliz, deitar na grama, rir sozinha, assistir a um filme de comédia romântica. É triste, mas é verdade 😦

    Curtir

  2. Realidade da vida! E quando procuramos essas pessoas elas nos dizem uma desculpa e desaparecem no meio do seu caos! Infelizmente, quando perceberem e se perceberem terão perdido o melhor da vida, que é viver sem regras e horários! 💚 #LordMatheus

    Curtir

  3. Estava pensando nisso exatamente hoje, mais cedo. O quanto tornamos a vida “entediante”, cheia de prazos. Estamos esgotados. Não contemplamos mais o belo. Não temos tempo pra nada. Vivemos em busca do dinheiro, sempre do amanhã(de um futuro). E, muita das vezes não valorizamos o momento, o presente. Quando percebemos o dia já se foi. E as tarefas parecem que são infinitas.

    Curtir

  4. Sábias palavras, infelizmente é tudo verdade, gostaria que não fosse. Acabamos esquecendo do essencial ,das banalidades,marcamos hora pra tudo e não percebemos que isto não é viver, pois viver é deixar que tudo aconteça ao natural.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s